O simbolo do e-mail
O símbolo @ existe desde o Império Romano. Ele representava a preposição latina ad que indica lugar. Se você observar bem, conseguirá ver um a dentro de um d.
No Brasil ele passou a representar uma medida de peso, a arroba que equivale 15 quilos.
Em 1972, o engenheiro americano Ray Tomlinson resolveu usar o símbolo para indicar o local em que o usuário de e-mail está. E assim, é usado até hoje!.( Letras Vernáculas: língua latina – EAD, módulo 2, volume 8 / Elaboração de conteúdo / Luana dos Santos Castro Marinho. – [Ilhéus, BA]: UAB/UESC, [2011].)
Já que mencionei o e-mail, aproveito para citar uma forma de comunicação mais futurista. E que tal se conectar à rede sem auxílio de engenhoca nenhuma? Em 1998, o cientista inglês Kevin Warnick
implantou um chip no braço, que transmitia e recebia sinais de rádio.
Com isso, Warnick, professor da Universidade de Reading, na Inglaterra, podia ser monitorado à distância. Ao passar pela porta de seu escritório, o computador percebia sua presença e avisava, por meio de uma gravação pré-programada, quantos novos e-mails o professor havia recebido. A experiência foi um sucesso e Warnick está estudando agora maneiras de implantar dispositivos semelhantes ligados ao cérebro.
Atualmente existem avanços incrivéis na área , vide o trabalho do
neurocientista brasileiro Miguel A Laporta Nicolelis. relacionadas a transmissão de pensamento
Depois dessa pequena digressão, retorno ao e-mail comum, que a primeira vista parece ser algo trivial, por ser tão corriqueiro e ao alcance de todos, nos dias de hoje, no entanto, gostaria de salientar que não é bem assim,
pois o processo que é dito transparente para os seus utilizadores (transparente, porque não é necessário entender como funciona para usar), porém, em um mundo cada vez mais tecnológico, penso ser de alguma valia, conhecer minimamente, parte dos processos que utilizamos, para não ficarmos alienados e até assustados, com tudo que nos cerca e gerencia as nossas demandas e porque não dizer, até as nossas vidas, basta, pensarmos nos controles financeiros, diagnósticos médicos e transportes que utilizamos, carros, metrô, aviões etc....sem que tenhamos noção de como funcionam. Portanto, em relação ao e-mail :
a) Começo questionando, o que significa / o que é, quando escrevo:
destinatário@nome.sigla.sigla
b) Como o e-mail que envio chega ao destinatário?.
c) Quanto tempo demora para chegar?
A primeira coisa que gostaria de frisar é que para
acompanhar numa boa, utilize o conceito de conjunto, ou seja uma coisa não
funciona sem a outra --- é o chamado pensamento sistêmico --- tudo está junto e misturado, mas cada um mantém a sua
individualidade para continuar funcionando a favor do conjunto.
Muito bem, vamos ao item (a), logo depois do símbolo @ , temos o nome do servidor que contém a caixa postal( também chamada mail Box) pertencente ao destinatário, em seguida há a primeira e segunda sigla, que em conjunto com o nome do servidor são chamadas de domínio.
Muito bem, vamos ao item (a), logo depois do símbolo @ , temos o nome do servidor que contém a caixa postal( também chamada mail Box) pertencente ao destinatário, em seguida há a primeira e segunda sigla, que em conjunto com o nome do servidor são chamadas de domínio.
O que é o domínio e qual o seu papel no processo? De acordo com a figura 1 abaixo, o domínio / nomes de domínio, é representado como uma arvóre de busca com seus respectivos níveis que delimitam as zonas de autoridade
A nomenclatura é utilizada, quando acionamos quaisquer meios de comunicação, seja individual ou uma rede corporativa, representados nas figuras 1 e 2 respectivamente.
comunicação individual Figura1
Rede corporativa Figura 2
No item (b), temos que a mensagem segue o seguinte percurso, inicia – se pela
unidade denominada raiz (localizada no topo da figura), e segue para a sigla do país que está representado na figura 3 (abaixo), no primeiro nível pelas siglas (br, jp, uk...etc)
Árvore de dominio Figura 3
em
seguida vai até o nível imediatamente inferior ligado ao pais que no exemplo está
assinalado com.(nomenclatura
adotada para comercial, mas nada impede que seja outra, por ex: org, etc...),
posteriormente desce para o terceiro nível que é a localização do servidor
do destinatário. Vale dizer que esta explicação sucinta, não espelha
toda a complexidade envolvida, haja vista, que os servidores estão espalhados
em vários locais pela rede e sua localização pode envolver várias operações de
busca.
Servidores.
Para a entrega das mensagens item
(c), o sistema de e-mail possui regras de funcionamento, que
tecnicamente são chamadas de protocolos, e um comumente usado é o smtp ( single
mail transfer protocol), que entre vários procedimentos diz que as mensagens
devem ser entregues diretamente entre servidores de e-mail, não sendo portanto,
utilizados servidores intermediários, isto visa, evitar demora e extravio na
entrega. No entanto, se o destinatário por algum motivo não puder receber a
mensagem, o servidor emissor repete o envio a cada trinta minutos durante um
período de até três dias, antes de notificar o problema ao remetente. Esta é uma simples exposição do mundo das comunicações e sua conexão com um simbolo antigo.
Como na música do conjunto sistêmico de função musical O Rappa; " O novo já nasce velho! " A linguagem e os símbolos utilizados hoje são construídos sobre as estruturas de pensamentos sustentadas pelas hermenêuticas e semânticas dominantes na cultura tecnológica contemporânea, ou não, né não? =)
ResponderExcluir