terça-feira, 27 de agosto de 2013

Yarchagumba

          

O Nepal é um país de 140.780 km² tamanho equivalente ao estado do ceará no Brasil.

Na língua hindu Nepal significa "ao pé do monte", que apropriadamente designa um país
que está inserido na região do Himalaia e cercado por suas gigantescas montanhas.
O sistema de governo é de monarquia constitucional, onde o monarca governa auxiliado com a ajuda do parlamento a Panchayat, instituída em 1962.
A sede do governo é em Kathmandu que significa (
"estrutura de madeira"), nessa metrópole envolvida por uma aura de fantasia, a impressão dominante é a de viver um sonho no antigo oriente, pois a cidade caracteriza-se, por pagodes de madeira, com tetos dourados, áspides de ouro dos santuários hindus e budistas, e grande número de pirâmides em andares.
Completando o conjunto, casas antigas de tijolos com fachadas pintadas em cores vivas
                        

;                                                        Kathmandu 

Entretanto, a tranqüilidade descrita em Kathmandu é quebrada  pela dura realidade que atinge os habitantes pobres das montanhas e vilarejos do Nepal, e que estão envolvidos na colheita de um cogumelo de propriedades medicinais ditas excepcionais pela medicina chinesa, cogumelo este que é chamado de Yarchagumba.
A dureza desta colheita que começa em maio, quando a neve começa a derreter e vai até o começo ou a primeira metade de julho, antes de  começarem as chamadas chuvas das monções e são a estas inóspitas condições que são submetidas as pessoas quanto iniciam a procura pela yarchagumba a 3200 - 4500 metros de altitude no Himalaia,acima do nível do mar, onde a temperatura pode atingir - 5 graus Celsius. 



O clima de Montanha possui as seguintes características: As temperaturas são baixas. Quanto maior a altitude mais baixa é a temperatura. Numa montanha, a cada mil metros acima, a temperatura cai cerca de 5ºC. 


http://www.nepalhomepage.com/wp-content/uploads/2012/09/Cordyceps-from-Nepal.jpg

           colheita da yarchagumba

One of the few actual studies of O. sinensis is being conducted by Uttam Babu Shrestha, a PhD student at the University of Massachusetts Boston. Shrestha found that the villagers who harvest yarsagumba live in mountainous regions that contain few natural resources and where agricultural productivity is low, making the fungus their primary source of income. In a project synopsis for a study funded by The Rufford Small Grants Foundation, he wrote that the depletion of the fungus would severely impact the economy and culture of the people who rely on it. The study, published February 1 in Nature, calculated the global market for yarsagumba to be between $5 billion and $11 billion. (Scientific American is part of Nature Publishing Group.)

" Um dos poucos atuais estudos da o. sinensis está sendo conduzido por Uttam Babu Shrestha, um estudante de Phd na universidade de Massachsetts Boston, Shrestha encontrou que os moradores das vilas que colhem yarchagumba vivem em regioes montanhosas que possuem pouco recursos naturais e onde a produtividade da agricultura é baixa, fazendo do fungo sua principal fonte de lucro. Em uma sinopse do estudo financiado pela fundação The Rufford Small Grants Foundation, ele escreveu que a diminuição do fungo pode impactar severamente a economia e cultura do povo que depende dele.
O estudo, publicado em fevereiro 1 na Nature, calcula ser mercado global da yarchagumba entre 5 a 11 bilhões de doláres"

A erva yarchagumba que é um cogumelo tem grande demanda em países como China, Japão, Corea e Tailândia.

Esse cogumelo é formado pela curiosa junção de parasítica de um fungo de nome cordyceps sinesis  com a larva da mariposa The Ghost Moth "A mariposa fantasma".



                                                The ghost Moth


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/19/Hepialus_humuli_m.jpg/640px-Hepialus_humuli_m.jpg
                     Macho





         




http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0b/Hepialus_humuli_f.jpg
Fêmea

O  processo acontece quando a mariposa coloca seu ovo no solo e a larva resultante penetra no solo durante a incubação, mas durante o período de crescimento da larva e seu acesso a superfície, ocorre a contaminação pelo fungo, que se aloja na cabeça da larva, provocando um processo de mumificação da mesma e assim, ao invés da larva aflorar á superficie, o que aflora é o cogumelo implantado na cabeça da larva mumificada.
Veja o vídeo 
                                                                                                 
                                    LARVAS E COGUMELOS
http://tunza.eco-generation.org/file/yaa.jpg                                                                                             
http://tunza.eco-generation.org/file/yarshagumba.jpg

  Larva e cogumelo

                                        Uso Medicinal

A tradicional medicina chinesa afirma que o fungo quando colocado em forma de chá ou sopa atua como um afrodisiaco, tanto que é chamado coloquialmente de "viagra do himalaia",também cura cancêr e combate a fadiga, embora estas afirmações não tenham ainda sido comprovadas cientificamente pela medicina ocidental.

É bom salientar, que embora o fungo já seja usado na medicina chinesa por séculos, a procura tornou-se maior depois de 1993 quando três corredoras chinesas quebraram o recorde mundial, e seu treinador disse atráves da midia que ele tinha alimentado as atletas com a yarchagumba em uma sopa de sangue de tartaruga.

arsagumba is harvested by Nepalese villagers who sell it for more than $25 a gram (retail prices soar to $150 per gram or more). But as Agence France-Presse (AFP) reports, the growth in demand has made yarsagumba supplies scarce. Villagers who once collected 150 to 200 pieces of the fungus in a month are now only finding only 10, 20 or 30 pieces. AFP also cites climate change as a possible reason for shrinking supplies. The regions where the fungus normally grows have experienced lower levels of snow and rain as well as higher temperatures in the past few years [John R. Platt.11 junho 2012]

"Yarchagumba é colhida pelos moradores das vilas nepalesas, que vendem-na por mais de 25 doláres o grama( no varejo o preço atinge 150 doláres por grama ou mais). Mas, como a agencia France Press reporta, que o crescimento da demanda tem feito o fornecimento da yarchagumba decrescer. Os moradores das vilas que antes colhiam de 150 a 200 peças do fungo em um mes estão agora encontrando somente 10, 20 ou 30 peças. AFP também cita as mudanças climáticas como uma possivel razão para o encolhimento do fornecimento.
A região onde o fungo normalmente cresce tem experimentado baixos niveis de neve e chuva e também altas temperaturas nos ultimos anos"

Um quilo de yarchagumba contém entre 3500 a 4000 peças, sendo

                   http://tunza.eco-generation.org/file/yarsh.jpg

                                 peças colhidas
necessário o trabalho de cinco pessoas durante um mes para conseguir colher essa quantidade da erva.





Nenhum comentário:

Postar um comentário