sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Tempestades Sinápticas

 

                                                     Tempestades Sinápticas

1


                                                Processo de Decisão


Talvez, uma boa maneira de analisar pensamentos recorrentes, seja escrever sobre eles, pois quando colocados em algum substrato material ou virtual, podemos encará-los e confrontá-los com as nossas percepções internas e externas para tentar entender os motivos que causam a confusão.

O avanço tecnológico para a maioria das pessoas traz mais confusão ao invés de entendimento sobre o que está acontecendo e isso ocorre devido a rápida incorporação de vários avanços científicos alguns antigos, mas nem por isso, triviais que estão embutidos nas tecnologias emergentes e abrangem desde a robótica aos avanços da IA com suas várias ramificações.

Vale dizer que os avanços tecnológicos são inseridos nas ativídades cotidianas sem o domínio científico e de suas consequências por grande parte de seus usuários.

Na presente data na qual escrevo meus pensamentos  boa parte de minhas energias estão empenhados no deslinde dos mistérios – pelo menos para mim – da Teoria da probabilidade e da Estatística e o motivo é o mencionado anteriormente, falta do domínio científico embutido nos atuais avanços tecnológicos entre os quais coloco a crescente digitalização em todas as atividades tendo como carro chefe a IA e suas ramificações.

A IA é instigante por sua natureza multidisciplinar, porém, este é o fator que dificulta sua compreensão e torna sua curva de aprendizado






                                                                  Curva de aprendizado


íngreme e em constante evolução que irá talvez, até o conceito de singularidade que é uma palavra oriunda do inglês “Singularity” e foi adotada por matemáticos para denotar um valor que transcende qualquer limitação finita, como a explosão de magnitude que resulta quando se divide uma constante por um número que cada vez fica mais perto do zero considere-se por exemplo, a função simples y= 1/x.

Quando o valor de x se aproxima-se de zero, o valor da função (y) alcança altos valores, porém, temos que considerar a impossibilidade de se alcançar um valor infinito devido a impossibilidade da divisão por zero.





                                                                Curva da função


Também há no livro A singularidade está próxima do cientista Ray Kurzweil na pág 38 diz o seguinte: “ Olhando várias décadas à frente, a Singularidade começará com a quinta época. Resultará da fusão do vasto conhecimento incorporado em nossos próprios cérebros com muito maior capacidade, velocidade e compartilhamento de conhecimentos de nossa tecnologia.

A quinta época permitirá que nossa civilização homem-máquina transcenda as limitações do cérebro humano, que são de meras centenas de trilhões de ligações por demais vagarosas.”

Neste meu percurso pela curva de aprendizado deparo-me com coisas instrutivas e também muito interessantes, por exemplo no livro “O andar do bêbado” de Leonard Mlodinow há uma questão de Marilyn Vos Savant conhecida como a mulher com o QI mais alto do mundo registrado no Guinness World Records.


A questão é a seguinte: “ Na Universidade Duke, dois alunos receberam notas máximas em químicas ao longo de todo o semestre. Mas na véspera da prova final, os dois foram a uma festa em outro estado e não voltaram à universidade a tempo para a prova.

Disseram ao professor que um pneu do carro havia furado e perguntaram se poderiam fazer uma prova de segunda chamada.

O professor concordou, escreveu uma segunda prova e mandou os dois a salas separadas.

A primeira pergunta (na primeira página) valia meio ponto. Eles viraram então a página e encontraram a segunda pergunta, que valia 9,5 pontos:”Qual era o pneu? Qual a probabilidade de que os dois alunos deem a mesma resposta?


                                                                  A escolha

Para encontrar a resposta temos que conhecer o conceito de espaço amostral onde todas as combinações possíveis são agrupadas e também o de espaço de eventos que é a apresentação da quantidade de intervenções possíveis no espaço amostral.

Vale ressaltar que as interpretações probabilísticas são formalizadas atráves de um número reduzido de proposições fundamentais - os axiomas – a partir dos quais é possível obter, por dedução lógica, proposições ou teoremas que com os axiomas dão corpo a teoria matemática da probabilidade.

E o resultado apresentado nos dá uma amostra da magnitude de um possível resultado que nos leva a outro raciocínio que abrange o ramo da estatística e que é de difícil compreensão sem o domínio da teoria da probabilidade.

Na estatística há a estatística descritiva e inferência estatística, cada uma com funções e objetivos distintos, a descritiva resume e descreve os dados de forma clara e organizada utilizando tabelas, gráficos e medidas de resumo.

Já a inferência estatística tem por objetivo fazer previsões ou, tirar conclusões sobre uma população com base em uma amostra de dados, utilizando a estimativa de parâmetros e testes de hipóteses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário